Blaise Pascal e o fideísmo moderado



1. RELAÇÃO ENTRE A FÉ E A RAZÃO: SERÁ LEGITIMO TER FÉ OU CRENÇA EM DEUS?

Qual é a relação entre a razão e a fé? Será que faz sentido seguir a fé e acreditar em Deus, mesmo que não existam provas relacionais em seu favor? O que devemos seguir em assuntos religiosos: razão ou fé?

Fideísmo: posição segundo a qual se defende a supremacia da fé em relação à razão.

2. RESPOSTA NEGATIVA: BLAISE PASCAL (1623-1662) – FIDEÍSTA MODERADO: é melhor acreditar do que não acreditar.

Segundo Pascal, os nossos métodos de justificação racional, através de argumentos ou provas, são insuficientes para justificar a crença em Deus: apenas podemos “conhecer” Deus pela fé. Porém, a razão não está em conflito com o a fé, mas em assuntos religiosos, em que a razão não nos pode ajudar, devemos seguir a fé. Portanto, para Pascal é legítimo acreditar que Deus existe, apesar de não haver provas conclusivas a seu favor.  

A aposta de Pascal é um argumento indirecto a favor da existência de Deus: 

A aposta de Pascal é um argumento indirecto a favor da existência de Deus: 

Para os mais curiosos, deixo a sugestão da visualização de um vídeo que poderá ser explorado sobre o papel de Pascal nos debates de razão versus fé.

Publicado por Juana Inês Pontes

Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto (UP) com especialização em Ensino da Filosofia; Investigadora do Instituto de Filosofia da UP e do CEFI (Universidade Católica Portuguesa); Doutoranda em Filosofia da Ciência e especializada em Integridade na Investigação, conta com internacionalizações académicas em centros genómicos raciais na UE e nos EUA. Formadora de Italiano nas horas vagas, o seu sonho é ser turista profissional.

Deixe um comentário