O que é uma planificação? Como se faz? Para que serve?
Existem três tipos de planificações:
i) planificação a longo prazo: é um ‘guia’ global dos conteúdos que vão ser abordados ao longo do ano lectivo, dos objectivos que têm de ser atingidos e das estratégias a serem utilizadas. Geralmente, esta planificação é realizada por todos os professores de filosofia. Após a estruturarão desta panificação, cada professor sabe dos objectivos e programa a cumprir. Esta planificação deve espelhar a vontade do grupo de filosofia e não de um só professor. Apresenta-se, assim, um exemplo:
ii) Planificação a médio prazo: esta planificação deve ser elaborada tendo por base a planificação anual. Cada professor sozinho ou em parceria com outro(s) selecciona os conteúdos, objectivos, recursos e estratégias para a leccionação de cada unidade didáctica. Normalmente, o número de planificações a médio prazo coincide com o número de unidades e/ou sub-unidades didácticas. A planificação a médio prazo é, assim, mais pormenorizada que a planificação a longo prazo e permite “prever” aquilo que será leccionado durante um período, por exemplo. Apresentam-se alguns exemplos:
Algumas das planificações que realizei no 10ºAno:
iii) Planificação a curto prazo: esta planificação é elaborada individualmente pelo professor e destina-se à selecção organizada de um conjunto de objectivos, conteúdos, recursos e estratégias a serem mobilizadas pelo professor durante uma aula (período de 90 min.) A planificação a curto prazo deve ser acompanhada de uma fundamentação científica e de uma fundamentação pedagógica (separadas) que devem justificar as opções (selecções) feitas pelo professor numa determinada aula.
As planificações custam a fazer. Exigem tempo, cooperação e algum trabalho. No início, é mais difícil, pois é necessário traçar um caminho e estruturar uma base. Mas, uma vez iniciado o trabalho, quer as planificações, como as fundamentações, científica e pedagógica, vão-se tonando mais fáceis.
Nas planificações não existem ‘bons’ guias ou livros que nos possam servir de auxílio. Tudo depende da prática e criatividade. As planificações a curto prazo devem ser sempre pessoais, pois o professor deve sentir-se à vontade para seguir o plano estipuladomodo natural
Joana Inês Pontes
Olá joana td bem? tu és a joana que fez estágio na secundária da maia? se puderes responde po meu email.
beijinho grande
Sim. Realizei o estágio na escola da Maia.
Abraço.
Ola,
Eu sou estagiaria em Filosofia e gostaria de ver a tua planificação a medio prazo do modulo inicial do 10º ano.
Axas que me podes enviar pro meu mail?
Se poderes agradecia-t mt, Bjnho
Um projecto de trabalho muito interessante. é pena que não apareçam mais projectos destes na net relativos à Filosofia. Parabéns aos autores..
Luis Carlos
Um projecto muito interessante e muito útil a todos os que se dedicam à filosofia. Parabéns.
Luis Carlos
Olá Luís!
Devo dizer que este site corresponde apenas ao traabalho de uma pessoa só. E também considero que deveria existir mais coisas do género.
obrigado pela materia foi me muito util
Boa cena cara, sacou?
Gostei do artigo, foi nota 10.
o gostaria de comentar é que planificação não só individual mas tambe em coletivo, pra ser plano é que existiu um consenso de individuos.se to errado a seito corrigido não só permanente neste conhecimento.
o gostaria de comentar é que planificação não só individual mas tambe em coletivo, pra ser plano é que existiu um consenso de individuos.se to errado a seito corrigido não só permanente neste conhecimento. quem o quiser responder é só meu email
Na minha experiência em leccionação, as planificações “a curto prazo” (i.e. planificações realizadas apenas para uma aula) são individuais, a não ser que, por exemplo, dois professores decidam planear executar duas aulas sobre os mesmos conteúdos de forma exactamente igual, i. e. utilizando os mesmos recursos e estratégias. Esta situação não é impossível mas, é pouco provável! Primeiro porque os professores possuem turmas diferentes, com ritmos diferenciados; segundo, os professores do mesmo ano lectivo geralmente não se reúnem todas as semanas para planear estratégias individuais e, seguramente não planeiam as suas aulas individuais em conjunto – uma vez definida colectivamente a planificação a longo e médio prazo, cada professor planeia ´livremente´ as suas aulas; terceiro (e mais importante) a multiplicidade de abordagens em filosofia, permite que cada aula esteja aberta a uma grande variedade de opções. Para abordar os mesmo conteúdos um professor pode escolher um filme e, outro, um spot publicitário de acordo com os interesses dos alunos e em conformidade com a sua área (ciência, arte ou humanidades). Por último, cada professor é diferente! Um professor pode gostar mais de se restringir a textos e ser criativo dessa forma e, outro, pode gostar mais de elaborar mapas conceptuais e usar grafismos para dialogar com os alunos:.
Uma planificação espelha sempre ritmo de as características de cada professor! Razão pela qual deve ser acompanhada de uma fundamentação que justifica as opções tomadas para a abordar os conteúdos de um modo e não de outro.
gostei do conteúdo, gostaria que me apronfuda mais sobre a planificação
Olá Frederido!
Envia-me um e-mail e eu terei todo o gosto em tirar dúvidas e fornecer-te dicas para as planificações.
olas! sou Zena Antonio estou em Moçambique! mi deram um trabalho pra falar a planificaçao e a organizaçao duma escola! espero a vossa ajuda! bejinhx
o processo de planificacao e hj uma necessidade em todos os campos da actividad humana.