Filme “Gran Torino”


Eis um bom filmes que considero muito eficaz na discussão e abordagem do tema da diversidade cultural: “Gran Torino”. Através este filme é possível “experimentar” um dos problemas mais complexos da convivência no mesmo bairro de múltiplas “raças”. O filme é uma obra de arte, na qual somos conduzidos a acreditar que a convivência é possível, mas difícil e complexa.

O filme mostra-nos que a convivência de diferentes etnias é sinónimo de conflito, ódio, preconceito e, em última análise, guerra! Paralelamente, o filme ensina-nos a “olhar” para os outros como sendo mais um ser humano e que apesar da diferença étnica, existem valores comuns, tais como a paz, amizade ou justiça que não se prende com a cor de pele ou os costumes. Walt, a personagem principal é o exemplo de que nem sempre as pessoas da mesma etnia são aquelas com quem nos identificamos mais. A partilha de tradições, valores e ideias pode tornar-se rica e vantajosa para a convivência mútua numa sociedade marcada eminentemente pela diferença.

TRAILER

GUIÃO DE VISIONAMENTO

Publicado por Juana Inês Pontes

Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto (UP) com especialização em Ensino da Filosofia; Investigadora do Instituto de Filosofia da UP e do CEFI (Universidade Católica Portuguesa); Doutoranda em Filosofia da Ciência e especializada em Integridade na Investigação, conta com internacionalizações académicas em centros genómicos raciais na UE e nos EUA. Formadora de Italiano nas horas vagas, o seu sonho é ser turista profissional.

Deixe um comentário